Um molho de bife!

Cansado de escolher a carne para fazer um molho? Compre bifes! Isso mesmo, bifes de coxão de dentro. E como fazer? Vamos por partes.

Por sinal, a primeira parte é justamente cortar os bifes… em partes. Ao meio. Olha só:

E depois cortá-lo em tiras:

Compre uma bandeja com três bifes (mais ou menos 500g).

Coloque azeite numa frigideira de ferro. Acenda o fogo e coloque uma colher de café de açucar:

Aproveita que o reflexo no óleo fica bonito. Deixe o açucar queimar…

E coloque a carne para fritar e dourar…

Enquanto a carne doura, abra uma cervejinha, sirva-se de um copo e comece a preparação do almoço. Acenda um cigarro. Não fuma e nem bebe? Desista! Não siga a leitura.

Desmanche dois tabletes de caldo de galinha em um copo de água quente…

e misture na carne. Acrescente um punhado de pimenta do reino e misture bem. Não sabe o que é um punhado? Olha aí:

Mistura bem, tampa, e deixa cozinhar por um tempo…

Que tempo? Algo como o suficiente para acender outro cigarro, toamar mias um copo e dar uma bimbadinha na patroa. Depois disso, vamos ao restante do molho. Tomates, cebola, alho e pimentão. Só o básico…

Primeiro, vamos passar a cebola no triturador, modernamente chamado de.. de… ah! Não lembro. Esse negócio que serve pra desmanchar a cebola. Não tem? Corta com a mão mesmo…

O alho! Corte o alho. Uns três ou quatro dentes, dependendo de se a patroa também gosta. Coloque o alho na carne e deixe cozinhar por uns goles de cerveja e um cigarro…

Terminou o cigarro? Coloque a cebola e deixe cozinhar por mais uns… goles de cerveja. Enquanto isso, passe o tomate pelo processador (lembrei!). E faz um favor: deixa de ser fresco e coloca com pele e sementes. Esse negócio de tirar a pele e a semente é coisa de restaurante que está mais preocupado com a beleza dos pratos do que com a tua saúde. Lembre-se: a semente do tomate é uma das maiores fontes de vitamina C.

Despeje o tomate na frigideira e misture…

Bom, mistura bem, abaixa o fogo e vai tomar uma cervejinha, fumar um cigarrinho e terminar a bimbada na patroa. Afinal, antes foi só dez minutos, agora tens meia hora! Dá e sobra.E não te preocupa que não queima.

Terminou? Vamos ao pimentão. Lavou? Tô falando do pimentão! Corte em quatro partes, tire as sementes e lave. Vou pesquisar se as semente do pimetão são boas. Se forem, passo a usá-las também…

Pegue uma quarte parte e pique-a…

Coloque no molho e espere um pouco. Uns goles… Coloque três colheres de extrato de tomate. Mas tem que ser extrato, pois os “molhos” já são temperados e podem atrapalhar…

Deixe cozinhar por mais meia hora. Não aguenta mais? O quê? Cerveja, cigarro ou dar uns beijinhos na patroa? Tá com pressa? Tá bem, vamos aos finalmente, à parte mais importante, a surpresa, o toque que fará ela transbordar de prazer… ao comer tua comida!

Adicione um pouco de canela. Sim, ela mesma, a mais famosa das especiarias! Uma pitada. Olha só…

(na verdade, usei só a metade do que está na foto). Vai colocando aos poucos e provando. Não esquece de enxaguar a boca com água, antes, prá tirar o gosto da cerveja e do cigarro. Não pode ficar forte, nem fraco. Vai provando ao gosto. Desliga e deixa assim por uns goles a mais de cerveja e outro cigarro. Não precisa mais se preocupar com a patroa. A essas alturas a fome dela é por comida, qualquer que seja…

Terminado o cigarro, prova o sal. Normalmente, vais ter que colocar uma pitada a mais…

Mistura e vai provando. Como alternativa, podes acrescentar uma pimenta vermelha picadinha. Como tenho andando meio ruim das bichas, dessa vez não coloquei a dita.

Tá pronto o molho. Deixa tampado e vai cozinhar a massa.

Dessa vez fiz um fagotini misturado com capeleti. Se não tivesse fotografado antes, não teria como contar a história. Não sobrou nem pro jantar… Olha o resultado:

Anúncios

~ por Luiz Afonso Alencastre Escosteguy em 24/07/2010.

Uma resposta to “Um molho de bife!”

  1. hahaha, com esse humor a receita fica melhor ainda…

    Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: